Cinepagu na Semana da Consciência Negra


Dia 18/11 às 14 horas, no LIS*


Mulheres do Vergel (Brasil, 2014, 28 min)



"O documentário “Mulheres do Vergel” transita entre o tempo da memória e o do presente narrado pelas mulheres do Assentamento 12 de Outubro em seu desafio de se estabelecer na terra de onde hoje tiram seu sustento e o sentido de suas vidas. Nas diversas visões compartilhadas há pistas para os caminhos que a reforma agrária assim como as relações homem/mulher podem seguir, ajudando a fortalecer o senso crítico e a evolução de soluções."



Conversa com Kellen Junqueira (FEAGRI) e Fernanda Serradourada (IA), ambas realizadoras do filme



La Femme Seule (França, 2004, 23 min)
Documentário



"Akosse Legba, uma mulher Togolesa vítima da escravidão 
moderna. Um luxuoso apartamento parisiense é o teatro das recordações do seu passado. Assim, nos quartos vazias ressoa a voz que conta as condições da sua ida para França, os sofrimentos e como construiu um frágil processo de libertação, graças aos objetos que constituíram o seu cotidiano. Filmando estes objetos, descobrir-se-á a relação que se desenvolveu entre ela e o seu universo doméstico, durante os dois anos do seu “encarceramento”. E, ao longo da narração, através destes objetos, ressurgirão distantes lembranças. A partir deste momento, vamos mergulhar nos meandros do seu passado, algures numa pequena aldeia no Togo."



Conversa com Karla Bessa (PAGU)



coordenação: Karla Bessa
apoio: Secretaria de Eventos do IFCH
realização: Núcleo de Estudos de Gênero PAGU

*LIS - Laboratório de Imagem e Som Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes, está instalado em espaço junto ao Centro de Convenções da Unicamp - acesso pela Av. Érico Veríssimo, 1504 - Cidade Universitária

Comentários