Sessão CINE PAGU - Filme: Amor Maldito (26/04 às 19H)


CINE PAGU APRESENTA:

26/04 (QUINTA) às 19h na CASA DO LAGO - UNICAMP

Exibição do filme:
Amor Maldito
Direção: Adélia Sampaio (primeira diretora brasileira negra)
Ano: 1984 / Brasil


Sinopse: Duas jovens mulheres, Fernanda, uma executiva, e Sueli, uma ex-miss, se apaixonam e decidem morar juntas. Porém, Sueli se cansa do relacionamento amoroso que leva com Fernanda e envolve-se com um jornalista. A moça engravida do amante e ele o abandona. Em desespero, Sueli se atira da janela do apartamento de Fernanda, que passa a ser acusada de homicídio.

Adélia Sampaio é uma cineasta, roteirista e produtora de cinema brasileira nascida em Belo Horizonte (MG) em 1944. Aos 12 anos de idade, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro. No cinema, também trabalhou como Diretora de Produção e Produção Executiva. Foi uma das poucas mulheres que chegaram à direção de longas de ficção nos anos 1980, ou seja, antes do Cinema da Retomada – período a partir dos anos 90, em que houve um boom de mulheres cineastas.

Uma breve descrição sobre a debatedora Alcilene Cavalcante:

Graduada em História (UFOP), especialista em Arte e Cultura Barroca (UFOP), mestra em História (UNICAMP), doutora em Letras: Estudos Literários (UFMG), tendo desenvolvido pesquisa interdisciplinar (Literatura e História). Concluiu estágio de Pós-doutorado em História, na UFF, sendo bolsista do CNPQ. Tem formação técnica em audiovisual. Trabalha com temáticas relacionadas à América Latina, especialmente ao Brasil e a Argentina, tais como: gênero, cultura política feminista, religião, direitos humanos, narrativas, biografias; audiovisual e metodologias de ensino, em particular usos de filmes em salas de aula.

Uma breve descrição sobre a debatedora Stephanie Lima:

Cientista Social, formada na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mestre em saúde coletiva no IMS (Instituto de Medicina Social - Uerj) e integrante do grupo de estudos sobre feminismo negro da Unicamp.

APOIO: Casa do lago
Mais informações: http://www.casadolago.preac.unicamp.br/


REALIZAÇÃO: Cine Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp:
Coordenação : Karla Bessa
Estagiário: Gabriel Botim
Mais informações:
http://cinepagu.blogspot.com.br/
ou https://www.facebook.com/cine.pagu

Comentários